SEAAC trabalha para finalizar mais de 70 Acordos Coletivos

Imprimir    A-    A    A+

16/07/2024

Depois de finalizar 24 Acordos Coletivos de Trabalho (ACT) com categorias com data-base em maio, o SEAAC de Americana e Região está enviando pautas e se reunindo com empresas com data-base em agosto. No total são mais de 70 empresas com Acordo Coletivo firmado e que são objeto de renovação para o período 2024/2025.

“Desse total já estamos com conversas adiantadas com 30 empresas e, agora, trabalhamos na finalização das demais pautas. Nosso objetivo é até a metade do mês de agosto ter os Acordos Coletivos fechados, pois acaba sendo bom para a empresa na questão do cumprimento das normas do E-Social e não há necessidade de folha complementar retroativa”, explicou a Presidenta do SEAAC, Helena Ribeiro da Silva.

Os Acordos Coletivos são negociados diretamente entre o Sindicato e a empresa, enquanto a Convenção Coletiva é negociada entre os sindicatos dos trabalhadores e patronais. “O Acordo possibilita que a empresa não fique dependente das negociações da Convenção Coletiva, que acabam em muitas categorias demorando. Além disso, no ACT cláusulas específicas são mais facilmente definidas e firmadas”, completou Helena.

As categorias com data-base em agosto são Locadoras de Máquinas e Equipamentos de Terraplenagem; Cobrança e Recuperação de Crédito; Administradores de Consórcios; Sociedades de Advogados; Contabilidade, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas.

Fonte:seaacamericana.org.br



Notícias

16/07/2024
A primeira deliberação aprovada neste ano no evento da Fecomerciários comemorativo ao Dia do Trabalho diz: “Intensificar as presenças dos dirigentes sindicais nas bases territoriais do sindicalismo paulista”. Por meio das nove Regionais da Federação instaladas no Estado, esses dirigentes estão colocando em prática a decisão tomada no significativo 1º de Maio, a exemplo do presidente Luiz Carlos Motta, que também firmou este compromisso em sua posse à frente da Federação em março deste ano. Seis cidades O líder estadual vem cumprindo agendas de visitas às sedes administrativas dos Sindicatos Filiados, como se viu na manhã desta terça-feira, 16, quando foi recepcionado por Jair Mafra, presidente do Sincomerciários de Mogi das Cruzes. Motta já fez visitas semelhantes em outras cinco cidades. A saber: Tupã, Bauru, Avaré, Santos e Cotia. Em pauta, questões sindicais e trabalhistas que passam pelos seguintes pontos: 1) Fortalecimentos do sindicalismo comerciário paulista. 2) Campanhas salariais. 3) Sindicalização. 4) Capacitação profissional da categoria. 5) Solidificação do Projeto Fênix no Estado. Mafra “Mantivemos uma conversa orientadora com o presidente Motta. Ao lado de diretores, assessores e funcionários ele expôs, com clareza, o quanto é importante estreitarmos, cada vez mais, as relações da Federação com os Filiados, sendo os comerciários os maiores beneficiados dessa troca de experiências e ideias”. Motta “Agradeço a recepção recebida e reafirmo que jamais me afastarei das minhas obrigações de presidente da Federação enquanto, simultaneamente, exercer o meu mandato de Deputado Federal. Mesmo porque essas duas atribuições se completam!”.